top of page
Espaço Vis - Logo - Atualizado-02.png

HOME

ESPAÇO

SERVIÇOS

ESPAÇO-VIS-01.jpg

Fisioterapia no Espaço VIS

Fisioterapia , é o tratamento oferecido para promover, manter, reabilitar e fortalecer sua saúde física e melhorar seu bem-estar geral. Os fisioterapeutas do Espaço VIS são profissionais de saúde com formação universitária registrados e especialistas em movimento que tratam lesões e condições que afetam o movimento. O objetivo do seu fisioterapeuta é melhorar sua qualidade de vida. Eles adotam uma abordagem holística, abordando não apenas os aspectos físicos do seu bem-estar, mas também o seu bem-estar emocional, psicológico e social, usando intervenções de reabilitação que incluem educação, terapia manual e outras modalidades. Os fisioterapeutas do Espaço VIS trabalham com pessoas de todas as idades (até crianças) para desenvolver programas personalizados concebidos para restaurar e melhorar a capacidade funcional e o movimento.

Eles ajudam indivíduos cujas funções e movimentos são afetados por:

Doença
Condições saudáveis
Ferida
Fatores Ambientais
Envelhecimento
Transtornos
Problemas de composição corporal

Por que Fisioterapia?
Os fisioterapeutas usam as melhores evidências disponíveis para elaborar planos de tratamento específicos para suas necessidades e objetivos exclusivos. Eles ajudam a:



Melhorar e restaurar o movimento e a função
Gerenciar a dor
Reduzir os sintomas de condições e doenças
Recuperar e prevenir lesões
10 benefícios do tratamento fisioterapêutico


1. Redução e gerenciamento da dor
A dor é uma sensação desencadeada por substâncias químicas liberadas no corpo onde ocorreram doenças e lesões. Nem toda dor é criada da mesma forma. Temos a tendência de categorizar a dor como relacionada ou proveniente de uma estrutura danificada (aguda, nervosa, referida, mecânica) ou principalmente de origem central (normalmente dor crônica experimentada por uma sensação intensificada de ameaça do sistema nervoso central). A dor é multifacetada e complexa, por isso os fisioterapeutas utilizam uma combinação de diagnóstico e educação para compreender a sua dor e capacitá-lo a controlá-la, juntamente com uma combinação de terapia manual, modalidades terapêuticas e terapia por exercício para diminuir a sua dor, modular a sua percepção da dor, e promover a cura. Com o passar do tempo, o nível de dor deve diminuir à medida que os tecidos cicatrizam e o fisioterapeuta aborda o processo de acalmar o sistema nervoso central.



2. Músculos e articulações fortes
Embora os fisioterapeutas não sejam preparadores físicos ou preparadores físicos, eles têm treinamento extensivo e aprofundado na prescrição de exercícios para populações especiais e o tratamento fisioterapêutico eficaz geralmente envolve terapia com exercícios, incorporando programas de exercícios individualizados. A prática adequada e consistente desses movimentos pode melhorar a função e a força muscular e articular, bem como a densidade óssea e a saúde cardiovascular.



3. Melhor Movimento e Equilíbrio
A fisioterapia envolve exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar a restaurar a capacidade de movimento, manter o equilíbrio e a estabilidade e prevenir quedas. Ser capaz de se movimentar melhor aumenta sua confiança, permite independência e lhe dá o benefício de aproveitar todos os aspectos dos prazeres e exigências físicas da vida.



4. Recuperação da cirurgia
Quase sempre há algum nível de desconforto após a cirurgia, se não houver dor significativa. A boa notícia é que a fisioterapia pode usar uma variedade de modalidades para auxiliar na reabilitação pós-operatória e no controle da dor. Para ajudar a manter uma mentalidade positiva e focada, você deve definir metas com seu fisioterapeuta. Isso manterá o progresso da sua reabilitação no caminho certo e lhe dará algo em que trabalhar.



5. Restaurar atividade pré-lesão
Seu retorno às atividades pré-lesão irá variar dependendo de vários fatores, incluindo: a gravidade da lesão, seu nível de condicionamento físico antes da lesão, sua idade e as demandas de sua atividade. Os fisioterapeutas abordam sua lesão de vários ângulos para restaurar sua funcionalidade, força e flexibilidade. O objetivo é fazer com que você retorne à atividade anterior à lesão o mais rápido e seguro possível, ao mesmo tempo que reduz as chances de sua lesão ou condição ocorrer novamente.



6. Tratamento sem drogas
Em vez de depender apenas de medicamentos para controlar uma condição, os fisioterapeutas combinam terapia por exercícios, terapia manual e várias modalidades de tratamento, incluindo terapia por ondas de choque, terapia por ultrassom, bandagem terapêutica, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), crioterapia e termoterapia. Esta abordagem multimodal reduz a sua dependência da medicina e, em vez disso, oferece um método de recuperação mais saudável e sustentável.



7. Diagnóstico Preciso
O objetivo da fisioterapia é tratar sua dor, ajudá-lo a se recuperar e atingir seus objetivos de estilo de vida. No entanto, muitos indivíduos que sofrem de dor ou desconforto físico ficam muitas vezes frustrados em relação ao seu progresso e dor. O problema mais comum é um diagnóstico impreciso e uma falta de compreensão do que está acontecendo e por que há dor. Os fisioterapeutas mais bem-sucedidos fazem uma avaliação abrangente logo no início para identificar as causas dos seus sintomas.



8. Melhore o condicionamento físico e o desempenho atlético
Atletas ou pessoas fisicamente ativas que desejam ter um melhor desempenho em seu esporte ou elevar seu condicionamento físico, muitas vezes recorrem à fisioterapia esportiva como uma forma de maximizar seu potencial de desempenho. Os fisioterapeutas usam várias estratégias para melhorar a funcionalidade e a força do corpo.



9. Melhorar a saúde mental
Existe uma forte ligação fundamental entre a saúde mental e física. Todos que passaram por sofrimento físico entendem o impacto que isso tem no seu bem-estar emocional e mental. A fisioterapia ajuda a melhorar sua saúde física para que você possa viver um estilo de vida feliz, sem dor e agradável.



10. Evite cirurgia
A cirurgia pode não ser necessária se a fisioterapia ajudar a eliminar a dor ou a curar uma lesão. Mesmo que seja necessária cirurgia, você pode se beneficiar da fisioterapia pré-operatória. Você terá uma recuperação pós-operatória mais rápida entrando em uma cirurgia mais forte e em melhor forma.

Tipos de fisioterapia
Existem muitos tipos de fisioterapia. Algumas dessas especializações podem incluir:

Fisioterapia ortopédica: Trata lesões musculoesqueléticas, envolvendo ligamentos, tendões, músculos e ossos.
Fisioterapia geriátrica: Ajuda idosos que desenvolvem condições que afetam sua mobilidade e função física.
Fisioterapia neurológica: Ajuda pessoas com problemas neurológicos, como doença de Alzheimer, lesão cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla.
Reabilitação cardiovascular e pulmonar: Beneficia pessoas afetadas por algumas condições cardiopulmonares e procedimentos cirúrgicos.
Terapia de tratamento de feridas: ajuda a garantir que uma ferida em cicatrização receba oxigênio e sangue adequados por meio de uma melhor circulação.
Terapia vestibular: trata problemas de equilíbrio que podem resultar de problemas do ouvido interno.
Terapia descongestiva: Ajuda a drenar o líquido acumulado em pacientes com linfedema e outras condições que envolvem acúmulo de líquido.
Reabilitação do assoalho pélvico: Ajuda a tratar condições que afetam o assoalho pélvico, como incontinência urinária ou fecal, urgência (fecal ou urinária), dor pélvica e complicações pré e pós-natais, endometriose, síndrome geniturinária da menopausa, dismenorreia, vulvodínia e dispareunia.
Terapia pré e pós-natal (fisioterapia pós-parto): Ajuda a tratar a dor lombar, incontinência, prisão de ventre, dor nos ossos púbicos, dor no sacro e no cóccix e síndrome do túnel do carpo como resultado de mudanças físicas experimentadas durante a gravidez.

O que está envolvido na fisioterapia?


Avaliação
Durante sua consulta inicial, seu fisioterapeuta realizará um exame completo e uma avaliação de suas necessidades. É uma avaliação abrangente do seu histórico de saúde, uma avaliação do movimento de todo o corpo e uma avaliação biomecânica.



Diagnóstico
O objetivo da avaliação é determinar um diagnóstico de sua condição. Isso requer ir além dos problemas superficiais dos quais você já conhece, para procurar problemas subjacentes mais profundos que possam ser responsáveis ​​por seus sintomas. Seu fisioterapeuta também vai querer entender por que você tem a doença, incluindo deficiências que causaram ou são resultado da doença.



Educação
À medida que seu fisioterapeuta aprende mais sobre seu corpo e entende de onde vem sua dor e seus gatilhos específicos, ele usará seu conhecimento para educá-lo para que você esteja ciente de como seu corpo funciona e, ainda mais importante, sinta-se capacitado para controlar sua dor.



Planejamento de tratamento
Depois que seu fisioterapeuta identificar e diagnosticar adequadamente o problema, ele trabalhará com você para criar um plano de tratamento personalizado. Incluirá seus objetivos pessoais e um plano robusto com exercícios e outros tratamentos para ajudá-lo a alcançá-los. Para obter os resultados mais eficientes e impactantes, os melhores fisioterapeutas utilizam uma abordagem multimodal, utilizando uma variedade de tratamentos para atender às suas necessidades. Seu programa de reabilitação pode incluir tratamentos como terapia manual, modificações comportamentais, prescrição de exercícios e outras modalidades de tratamento.



Tratamento Fisioterapia
Seu fisioterapeuta pode prescrever qualquer uma das seguintes formas de terapia:

Terapia por Exercício: Melhora a mobilidade, descomprimindo as articulações, melhorando a estabilização muscular, melhorando a força, melhorando o equilíbrio e aumentando a flexibilidade.
Terapia Manual: Diminui os espasmos musculares, aliviando o estresse mecânico nas articulações lesionadas e melhorando a troca de fluidos para descongestionar as articulações e os tecidos moles onde há inchaço.
Terapia por Ondas de Choque: As ondas sonoras estimulam partes do corpo aumentando a microcirculação e a atividade metabólica para tratar muitas condições, como fascite plantar, esporão de calcanhar, tendinopatia patelar, tendinite calcária, epicondilalgia, pontos-gatilho e tendinopatia de Aquiles.
Taping terapêutico: alivia a dor, descarrega o tecido muscular e nervoso e melhora a estabilidade das articulações tanto para a população atlética quanto para a população em geral.
Terapia de ultrassom: Acelera a recuperação, proporcionando alívio da dor e reduzindo o inchaço por meio da vibração das ondas sonoras nas células do tecido que facilitam o fluxo de nutrientes e o movimento de fluidos.
Estimulação elétrica neuromuscular transcutânea (TENS): Usada para ajudar a modular a dor (também conhecida como eletroterapia).
Crioterapia e Termoterapia: Utiliza gelo ou calor como intervenção terapêutica para diminuir a dor nas articulações e músculos, bem como nos tecidos moles, melhorando os sintomas de certas condições, particularmente com lesões músculo-esqueléticas e lesões nos tecidos moles.


Colaboração
Você obterá os melhores resultados se investir e se envolver no processo de tratamento. Faça perguntas, faça o “dever de casa” prescrito e mantenha uma atitude otimista!



Manutenção
À medida que seu fisioterapeuta incorpora seu novo programa, ele avaliará seu progresso e fará ajustes em seu tratamento para garantir que você esteja no caminho certo. Quando você atingir seus objetivos, seu fisioterapeuta elaborará um plano de manutenção que o capacite e se adapte ao seu estilo de vida! O objetivo é que você desfrute de resultados duradouros.



Como encontrar um fisioterapeuta
Histórico: pergunte, converse com as pessoas sobre suas experiências e analise as avaliações para ter certeza de que o fisioterapeuta tem um histórico comprovado de sucesso!
Proximidade: Por conveniência, procure um fisioterapeuta que seja geograficamente acessível. Se você estiver em Mississauga ou Etobicoke (Ontário), considere a LIFT Fisioterapia!
Especialização: Considere as áreas de atuação do fisioterapeuta e os tipos de condições que ele trata para que você seja tratado por um profissional que possa realmente ajudá-lo.
Personalidade Compatível: Seu fisioterapeuta será seu parceiro na recuperação, então certifique-se de se sentir confortável perto dele!
Você está pronto para voltar ao seu melhor? Se sim, entre em contato com a LIFT Fisioterapia para começar a experimentar os benefícios do tratamento fisioterapêutico!


 

Técnicas Miofasciais

 Reabilitação Ortopédica

Pilates

Clínico

Reabilitação Esportiva

Terapia Combinada

Laser
Robótico

Terapia por Radiofrequência

SIS Sistema
Super Indutivo

Espaço Vis - Logo - Atualizado-02.png

Espaço VIS

Endereço

Contato

Av. Comend. Gumercindo Barranqueiros, 2121

Malota -  Jundiaí/SP.

  • Branca Ícone Instagram
whatsapp.png
linkedin.png

espaço-vis-bettertogether

Facebook-Espaço-Vis-#bettertogether_edit
bottom of page